“A
Importância da Comunicação Interpessoal”.
Vivemos
em sociedade, integrados em diferentes grupos sociais, e é no contexto de
grupos como a família, a escola, o grupo de pares, que fazemos as nossas
aprendizagens sociais. Pelo processo de socialização, integramos normas,
valores, atitudes, comportamentos considerados desejáveis na sociedade a que
pertencemos. Todas as pessoas que vivem em sociedade são influenciadas pelas
outras através dos diferentes sistemas de Comunicação, mesmo que não tenham
consciência disso.
O
processo de Comunicação é prescindível a qualquer tipo de relação humana, é
através da comunicação que se possibilita a interacção, ou seja, constitui um
elemento essencial á vida humana. Podemos afirmar que todo o comportamento é
comunicação, a forma que utilizamos para nos relacionarmos com os outros, a
maior ou menor eficácia do nosso relacionamento deriva, da nossa capacidade de
comunicar.
Comunicação,
segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, significa “troca de informação entre indivíduos
através da fala, da escrita, de um código comum ou do próprio comportamento”.
Num
aspecto social, a comunicação implica a transferência e a compreensão de
significados. Significado corresponde ao conceito ou à noção do que se quer
transmitir, através de palavras, gestos ou sinais. Para que exista interacção é
necessário a comunicação.
Comunicar
implica a relação entre o individuo que transmite e o individuo que recebe a
mensagem, ou seja, comunicar significa repartir, partilhar, participar, é uma
acção compreendida como um processo de socialização e de evolução humana.
Passaremos
a citar alguns elementos fundamentais que intervêm no processo de comunicação:
- Emissor: Individuo que transmite a mensagem, atribuindo-lhe um significado;
- Receptor: Individuo que recebe e interpreta a mensagem;
- Mensagem: Conjunto de informações transmitidas;
- Código: Conjunto de sinais e regras estabelecidas pelo emissor e o receptor;
- Meio/Canal: Meio físico pela qual a informação é levada do emissor ao receptor;
- Descodificação: Compreensão da mensagem;
- Receptor: Individuo que recebe a mensagem;
- Feedback: Resultado da percepção da interpretação que as palavras do emissor possuem para o receptor;
- Contexto: Conjunto de variáveis que envolvem e influenciam o estado de comunicação;
- Ruído: Tudo aquilo que é acrescentado à mensagem, entre a sua transmissão e a sua recepção, ou seja, é algo que não é benéfico, que vai distorcer a mensagem;
- Redundância, presença de elementos que não acrescentam informação á mensagem, mas que têm um papel fundamental na qualidade da comunicação, clarificando e fortalecendo as ideias transmitidas;
No
âmbito de Comunicação Interpessoal, é relevante frisar que a informação ao ser
transmitida deve ser compreendida pela pessoa que a recebe, esta informação pode
ser elaborada através da comunicação verbal, (fala), não-verbal (gestos), oral
e não oral. A informação está integrada no processo da comunicação, logo
podemos afirmar que a informação é processada através da comunicação. É
essencialmente um processo interativo e didático (de individuo para individuo)
na qual o emissor edifica significados e desenvolve expectativas na mente do
receptor.
A
comunicação verbal é aquela em que a informação é transmitida através da
palavra (oral, escrita) e dos sons que utilizamos.
A
comunicação não-verbal é a informação que é expressa através de gestos, olhar
ou postura, ou seja, podemos considera-la como toda a comunicação que acontece
para além das palavras. A comunicação supracitada pode ser entendida como o
principal meio de expressão e comunicação dos aspectos emocionais, como meio
primário e privilegiado para assinalar mudanças de atitudes nas relações
interpessoais.
No
nosso dia-a-dia encontramos algumas barreiras á comunicação, barreiras essas
que funcionam como uma entrave ao processo comunicativo.
Podem
encontrar-se barreiras a vários níveis, tais como, ao nível do emissor e do
receptor, do código e da mensagem.
Relativamente
ao nível do emissor e do receptor, as barreiras referem-se à construção de ideias, que estão
relacionadas com a forma de raciocínio e com o sistema sociocultural (valores,
crenças, atitudes), à codificação que
esta relacionada com a capacidade de dominar o código (língua) e a capacidade
verbal, à descodificação, ou seja, a
compreensão do código linguístico utilizado, à expressão (dificuldade de pronuncia, como gaguez, dislexias, etc.),
e audição que pode estar relacionada
com surdez do receptor, ou ruídos exteriores. Ao nível do código, o emissor deve
ter em especial atenção a forma como transmite a mensagem, não deve utilizar,
sons, gestos, ou uma escrita ilegível para que esta seja bem compreendida pelo
receptor. Ao nível da mensagem, deve ser transmitida de forma a suscitar a
atenção do receptor.
Cada
individuo ocupa um determinado espaço na sociedade, e o seu desempenho é
apreendido através do sistema de comunicação. Cada indivíduo aprende a actuar
de forma idêntica àqueles que desempenham funções semelhantes e é através da
comunicação que se realiza essa aprendizagem.
Indivíduos
com papéis idênticos possuem comportamentos semelhantes e compartilham
objectivos comuns.
Existem
também atitudes que facilitam a comunicação, como a utilização de uma
comunicação clara e compreensiva e também ter uma boa capacidade de escuta.
Como
Educadores Socioprofissionais, demos ter em especial atenção a forma como
abordamos o “outro”, ou seja, é extremamente importante conhecer e saber
aplicar todos os processos de comunicação referidos anteriormente, devemos
assegurar qualidade neste processo de forma a que o outro se sinta preparado a
receber a mensagem que pretendemos transmitir.
Como
profissionais responsáveis pela inserção de outras pessoas no meio social, não
devemos aceitar que o Feedback que pretendemos transmitir seja negativo, mas
sim adoptar um feedback de forma a melhorar, aplicando-o quando o resultado da
acção não é a pretendida. A intenção do feedback não deve ser criticar, mas
criar possibilidades para que o erro não seja repetido.
Podemos
concluir que a comunicação interpessoal é essencial para todos os trabalhos, e
imprescindível para a construção de qualquer tipo de relação humana.
É importante dominarmos
os fluxos comunicativos, no processo de comunicação, existe sempre uma
intencionalidade, e o objectivo de alterar o comportamento do outro, no caso do
educador socioprofissional é a integração do indivíduo na sua sociedade.
A comunicação
esta presente no dia-a-dia de todos os indivíduos, fazendo dele um espaço de
trocas de informação e interações. As conversas cotidianas, a convivência entre
os indivíduos quer no trabalho, na universidade, no seio familiar, os anúncios
de jornais e revistas, as telenovelas, a música que se ouve no rádio, a
publicidade que se vê na televisão, ou seja, através da comunicação as trocas
de informação são ilimitadas. É através do processo de comunicação que se criam
ideias, que se renovam as visões do mundo, que os novos conceitos são adoptados
ou recusados. A comunicação é fundamental á evolução humana.
Bibliografia:
Barreiras
á Comunicação, disponível em: http://www.slideshare.net/martinhavilaca/barreiras-a-comunicao
, visualizado a 05 de Abril de 2012.
Despertar:
Um Olhar Social, disponível em : http://despertarumolharsocial.blogspot.pt/2010/06/comunicacao-e-o-educador.html,
visualizado a 09 de Abril de 2012.
Dias, J.M. (1999). A Comunicação Pedagógica. 5ª ed.,
Material de estudo da Unidade
Curricular: Tecnologias Especiais de
Comunicação segundo os Handicaps I
Mestrado
pela Professora Fátima
Maia.
Dicionário
da Língua Portuguesa, disponível em: www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/comunicação,
visualizado a 11 de Abril de 2012.
Interações Comunicativas: relação entre mídia e vida
social, disponível em : http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/f/f8/GT10_-_016_.pdf, visualizado a 07 de Abril de 2012.
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