Comunicação



“A Importância da Comunicação Interpessoal”.

Vivemos em sociedade, integrados em diferentes grupos sociais, e é no contexto de grupos como a família, a escola, o grupo de pares, que fazemos as nossas aprendizagens sociais. Pelo processo de socialização, integramos normas, valores, atitudes, comportamentos considerados desejáveis na sociedade a que pertencemos. Todas as pessoas que vivem em sociedade são influenciadas pelas outras através dos diferentes sistemas de Comunicação, mesmo que não tenham consciência disso.
O processo de Comunicação é prescindível a qualquer tipo de relação humana, é através da comunicação que se possibilita a interacção, ou seja, constitui um elemento essencial á vida humana. Podemos afirmar que todo o comportamento é comunicação, a forma que utilizamos para nos relacionarmos com os outros, a maior ou menor eficácia do nosso relacionamento deriva, da nossa capacidade de comunicar.
Comunicação, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, significa troca de informação entre indivíduos através da fala, da escrita, de um código comum ou do próprio comportamento”.
Num aspecto social, a comunicação implica a transferência e a compreensão de significados. Significado corresponde ao conceito ou à noção do que se quer transmitir, através de palavras, gestos ou sinais. Para que exista interacção é necessário a comunicação.
Comunicar implica a relação entre o individuo que transmite e o individuo que recebe a mensagem, ou seja, comunicar significa repartir, partilhar, participar, é uma acção compreendida como um processo de socialização e de evolução humana.


Passaremos a citar alguns elementos fundamentais que intervêm no processo de comunicação:
 
  •   Emissor: Individuo que transmite a mensagem, atribuindo-lhe um significado;
  •  Receptor: Individuo que recebe e interpreta a mensagem;
  • Mensagem: Conjunto de informações transmitidas;
  • Código: Conjunto de sinais e regras estabelecidas pelo emissor e o receptor;
  • Meio/Canal: Meio físico pela qual a informação é levada do emissor ao receptor;
  • Descodificação: Compreensão da mensagem;
  • Receptor: Individuo que recebe a mensagem; 
  •  Feedback: Resultado da percepção da interpretação que as palavras do emissor possuem para o receptor;
  • Contexto: Conjunto de variáveis que envolvem e influenciam o estado de comunicação;
  • Ruído: Tudo aquilo que é acrescentado à mensagem, entre a sua transmissão e a sua recepção, ou seja, é algo que não é benéfico, que vai distorcer a mensagem;
  •   Redundância, presença de elementos que não acrescentam informação á mensagem, mas que têm um papel fundamental na qualidade da comunicação, clarificando e fortalecendo as ideias transmitidas;

No âmbito de Comunicação Interpessoal, é relevante frisar que a informação ao ser transmitida deve ser compreendida pela pessoa que a recebe, esta informação pode ser elaborada através da comunicação verbal, (fala), não-verbal (gestos), oral e não oral. A informação está integrada no processo da comunicação, logo podemos afirmar que a informação é processada através da comunicação. É essencialmente um processo interativo e didático (de individuo para individuo) na qual o emissor edifica significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.
A comunicação verbal é aquela em que a informação é transmitida através da palavra (oral, escrita) e dos sons que utilizamos.
A comunicação não-verbal é a informação que é expressa através de gestos, olhar ou postura, ou seja, podemos considera-la como toda a comunicação que acontece para além das palavras. A comunicação supracitada pode ser entendida como o principal meio de expressão e comunicação dos aspectos emocionais, como meio primário e privilegiado para assinalar mudanças de atitudes nas relações interpessoais.
No nosso dia-a-dia encontramos algumas barreiras á comunicação, barreiras essas que funcionam como uma entrave ao processo comunicativo.
Podem encontrar-se barreiras a vários níveis, tais como, ao nível do emissor e do receptor, do código e da mensagem.
Relativamente ao nível do emissor e do receptor, as barreiras referem-se à construção de ideias, que estão relacionadas com a forma de raciocínio e com o sistema sociocultural (valores, crenças, atitudes), à codificação que esta relacionada com a capacidade de dominar o código (língua) e a capacidade verbal, à descodificação, ou seja, a compreensão do código linguístico utilizado, à expressão (dificuldade de pronuncia, como gaguez, dislexias, etc.), e audição que pode estar relacionada com surdez do receptor, ou ruídos exteriores. Ao nível do código, o emissor deve ter em especial atenção a forma como transmite a mensagem, não deve utilizar, sons, gestos, ou uma escrita ilegível para que esta seja bem compreendida pelo receptor. Ao nível da mensagem, deve ser transmitida de forma a suscitar a atenção do receptor.
Cada individuo ocupa um determinado espaço na sociedade, e o seu desempenho é apreendido através do sistema de comunicação. Cada indivíduo aprende a actuar de forma idêntica àqueles que desempenham funções semelhantes e é através da comunicação que se realiza essa aprendizagem.
Indivíduos com papéis idênticos possuem comportamentos semelhantes e compartilham objectivos comuns.
Existem também atitudes que facilitam a comunicação, como a utilização de uma comunicação clara e compreensiva e também ter uma boa capacidade de escuta.
Como Educadores Socioprofissionais, demos ter em especial atenção a forma como abordamos o “outro”, ou seja, é extremamente importante conhecer e saber aplicar todos os processos de comunicação referidos anteriormente, devemos assegurar qualidade neste processo de forma a que o outro se sinta preparado a receber a mensagem que pretendemos transmitir.
Como profissionais responsáveis pela inserção de outras pessoas no meio social, não devemos aceitar que o Feedback que pretendemos transmitir seja negativo, mas sim adoptar um feedback de forma a melhorar, aplicando-o quando o resultado da acção não é a pretendida. A intenção do feedback não deve ser criticar, mas criar possibilidades para que o erro não seja repetido.
Podemos concluir que a comunicação interpessoal é essencial para todos os trabalhos, e imprescindível para a construção de qualquer tipo de relação humana.
É importante dominarmos os fluxos comunicativos, no processo de comunicação, existe sempre uma intencionalidade, e o objectivo de alterar o comportamento do outro, no caso do educador socioprofissional é a integração do indivíduo na sua sociedade.
A comunicação esta presente no dia-a-dia de todos os indivíduos, fazendo dele um espaço de trocas de informação e interações. As conversas cotidianas, a convivência entre os indivíduos quer no trabalho, na universidade, no seio familiar, os anúncios de jornais e revistas, as telenovelas, a música que se ouve no rádio, a publicidade que se vê na televisão, ou seja, através da comunicação as trocas de informação são ilimitadas. É através do processo de comunicação que se criam ideias, que se renovam as visões do mundo, que os novos conceitos são adoptados ou recusados. A comunicação é fundamental á evolução humana.


Bibliografia:
Barreiras á Comunicação, disponível em: http://www.slideshare.net/martinhavilaca/barreiras-a-comunicao , visualizado a 05 de Abril de 2012.
Despertar: Um Olhar Social, disponível em : http://despertarumolharsocial.blogspot.pt/2010/06/comunicacao-e-o-educador.html, visualizado a 09 de Abril de 2012.
Dias, J.M. (1999). A Comunicação Pedagógica. 5ª ed., Material de estudo da Unidade
Curricular: Tecnologias Especiais de Comunicação segundo os Handicaps I
Mestrado pela Professora Fátima Maia.
Dicionário da Língua Portuguesa, disponível em: www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/comunicação, visualizado a 11 de Abril de 2012.
Interações Comunicativas: relação entre mídia e vida social, disponível em : http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/f/f8/GT10_-_016_.pdf, visualizado a 07 de Abril de 2012.

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