Ficha Fílmica - A Guerra do Fogo.

Curso:
Licenciatura em Educação Socioprofissional
Unidade Curricular:
Técnicas de Animação de Grupo
Professor:
Carlos Jorge De Sá Pinto Correia
Estudante:
Tatiana Cristina Cunha Gonçalves
Obra cinematográfica:
A Guerra do Fogo

Grelha de Observação e Análise de Sequências Fílmicas
Considere as sequências de imagens como…
uma linguagem; um produto histórico e um veículo de comunicação

Ficha Técnica

Filme: A Guerra do Fogo (1981)
Realização: Jean-Jacques Annaud
Género: Aventura
Duração: 97 min
Origem: França - Canadá
Elenco: Everett McGill, Ron Perlman, Nicholas Kadi, Rae Dawn Chong
Fotografia: Claude Agostini
Música: Philippe Sarde
História: J.H. Rosny Sr.
Argumento Cinematográfico: Gérard Brach


Análise Globalizante
Exposição das ideias principais

O Filme “A Guerra e o Fogo” retrata a vida de um grupo de Hominídeos na Pré-História que luta pela sua sobrevivência e que tem como principal objectivo a prevenção e obtenção do Fogo.
A história centra-se numa época em que existem grupos hominídeos em diferentes estádios de evolução, e destaca-se o facto de só alguns grupos terem conhecimento da técnica de produzir o fogo.
Nesta luta pela sobrevivência dá-se uma especial importância ao Grupo, existe uma hierarquia, uma liderança e uma distribuição de tarefas, ou seja, a importância do grupo na evolução social e emocional do Homem. É também nesta época que se desenvolve o uso da linguagem e a interacção entre grupos distintos.
A ideia principal da historia é a caracterização da pré-historia do Homem, os condicionamentos que a descoberta da utilidade do fogo provocaram quer individualmente, quer entre grupos sociais nas relações humanas.
Assim, encontra-mos neste filme a importância das relações humanas, e a importância de se viver em comunidade na evolução da nossa espécie.




Apresentação dos aspectos positivos / negativos

Os aspectos positivos mais marcantes neste filme são, a capacidade de adaptação do ser humano, a aprendizagem resultante da socialização entre diferentes grupos, da qual resulta uma melhor qualidade de vida para a nossa espécie.
No meu entender é também importante mencionar a evolução das relações afectivas entre o sexo masculino e feminino.
Este filme ajudamos a compreender e reflectir melhor sobre a importância das dinâmicas de grupo, e o quanto necessitamos uns dos outros para a nossa própria sobrevivência.
Relativamente aos aspectos negativos, existe alguma discórdia e conflitos no seio do grupo (alguns elementos chegam a por em risco a existência e coesão do grupo quando todos tem como mesmo objectivo serem os nomeados para desempenharem a tarefa de recuperação do fogo).






Pertinência pedagógica

O filme transmite-nos uma perspectiva geral da espécie humana, abordando-a em varias vertentes pedagógicas, tais como:

·         organizacional (a convivência em grupos e existência de sub-grupos; a liderança, representada pelo líder do grupo e pelo líder religioso; a distribuição de tarefas, como por exemplo, o vigia ou o guarda do fogo; a protecção do espaço territorial);
·         social (ao nível das emoções, simbolizada sobretudo pelo sorriso e pelo riso, mas também pela paixão e pela saudade; a solidariedade e cooperação, visando a coesão e o progresso do grupo; a interacção com outros grupos; a própria domesticação dos animais);
·         sexual (o acto sexual “animal” como libertação de energia e, posteriormente, os afectos e o respeito, pela confrontação com o rosto no relacionamento sexual);
·         comunicacional (a forma de comunicar, de se expressar, primeiro por grunhidos, e o modo como a necessidade de adaptação às exigências do meio e de sobrevivência foi requerendo uma comunicação cada vez mais elaborada);
·         educacional/comportamental (a aculturação traduz-se numa aprendizagem e consequente alteração dos hábitos e comportamentos do ser humano);
·         técnica (de produção do fogo e o seu uso para cozinhar alimentos e na protecção contra o frio e animais selvagens; de artesanato e cerâmica, de construção de cabanas; e técnicas de guerrear e de defesa, pelo uso de flechas, cheiro da pele animal como distracção, armadilhas, estas duas últimas também com uma componente organizacional);
·         religiosa (alguns idolatravam aquilo que consideravam sobrenatural, neste caso, o fogo);
·         alimentação (tinham uma alimentação bastante diversa);
·         vestuário e habitação (uso de peles animais como cobertura do corpo e das cabanas);
·         arte (pinturas e recipientes);

Palavras-chave


Comunicação; Grupo; Aprendizagem Social; Sobrevivência;Fogo;
Análise Concentrada
Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história)


No início do filme deparamo-nos com um grupo que entra em confronto com outro grupo notoriamente mais forte que supostamente procura um local de abrigo e o fogo, que pertencia ao primeiro grupo. Neste confronto o primeiro grupo acabou por perder a caverna onde estavam e sofreu uma perda numerosa no seu grupo, fragilizando o grupo que perderia mais tarde o fogo, o seu principal instrumento de sobrevivência e de defesa. O fogo era muito importante para o grupo, pois este grupo não sabia como produzi-lo. Após perderem o único fogo que tinham em seu poder e sem terem um local seguro para ficar o grupo divide-se por ordem do ancião do grupo, que determinou que os subgrupos procurassem o fogo.
Um pequeno grupo de três homens separa-se do grupo maior e partem à procura de fogo.
O pequeno grupo acaba por ser perseguido por leopardos, sobem para cima de uma árvore e encontram nas folhas uma espécie de alimento. Forçados a alimentarem-se, os três passam a comer as folhas da árvore por instinto de sobrevivência até os leopardos os deixam em paz.
Depois de algum tempo, encontram um grupo que possui uma fogueira e têm em sua posse três mulheres raptadas que se encontram num estádio de evolução diferente. Utilizando a inteligência, conseguem despistar o outro grupo. As três mulheres conseguem fugir e uma delas procura integrar-se no grupo que naquele momento possuía o fogo. Por instinto, esta integração no grupo deu-se pela necessidade de sobrevivência e defesa junto ao grupo que possuía o fogo e que era composto por três homens que tinham uma maior possibilidades de se defender. Depois de muita insistência por parte da mulher o grupo acaba por a aceitar. Possuidora de sabedoria desconhecida pelo grupo, a mulher aplica os seus conhecimentos medicinais para ajudar no tratamento do chefe do grupo, que havia sido ferido enquanto tentava adquirir o fogo. Com êxito, a mulher conseguiu aliviar a dor do líder do grupo e a partir desse momento dá-se inicio a um despertar de sentimento entre os dois. Depois de alguns dias a relação entre o chefe do grupo e a mulher pertencente a outro estádio de evolução acontece, causando um grau de afecto relevante entre ambos. A mulher acaba por se separar do grupo para voltar á sua aldeia. O chefe do grupo decide procurá-la e sai sozinho enquanto os outros dois se recusam a segui-lo. O chefe do grupo vê-se em perigo até que a mulher intercede a seu favor e faz com que o grupo o aceite. O líder ancião da aldeia utiliza o homem como reprodutor. A mulher relaciona-se com o líder do primeiro grupo, provando-lhe a sua lealdade mostrando-lhe a técnica utilizada para produzir fogo. O homem que é usado como reprodutor adere aos parâmetros sociais e estéticos do grupo onde se encontrava inserido, pintando o corpo. Os outros dois homens são raptados e durante a noite conseguem fugir a raptar o antigo companheiro e líder, quando fogem a mulher segue-os.
Assim se desenrola a história até ao final, onde o primata traz para o seio do seu grupo a sua parceira, que por sua vez passa o conhecimento de reprodução do fogo para os outros elementos do grupo que se encontravam num estado de evolução inferior. O filme acaba com a gravidez do homem primata e de sua mulher que simbolizavam o conceito de família.
Auto-avaliação
Julgo que consegui retirar as principais mensagens transmitidas no decorrer do filme.