Jogos Psicológicos para Dinâmicas de Grupos

Auto apresentação

Objectivo: Conhecimento recíproco no primeiro encontro do grupo
Fase do grupo: Inicial
Idades: todas
Dimensão do grupo: qualquer uma
Duração: 15 minutos ou mais, consoante a dimensão do grupo
Local: Qualquer um
Desenvolvimento:
Todos os participantes sentados em círculo. O animador apresenta-se em primeiro lugar e convida os participantes a fazerem o mesmo. Devem dizer o nome e tudo o que desejam acerca da própria pessoa: idade, emprego, estado civil, signo do Zodíaco, actividades preferidas, etc.
Concluída a apresentação, exploram-se as expectativas de cada um dos participantes em relação ao trabalho que está para iniciar e, eventualmente, as fantasias, pensamentos ou preocupações antes do início do encontro.

Como é que me vêem… e eu, como é que me vejo?

Objectivo: Observação e tomada de consciência dos aspectos positivos e negativos da própria personalidade e da personalidade dos outros.
Fase do grupo: Inicial
Idades: Todas
Dimensão do grupo: Entre 10 a 15 participantes
Duração: 15 minutos
Local: Sala vazia – sala de aula
Material: Lápis e folhas de papel
Desenvolvimento:
O animador convida os participantes a sentarem-se em círculo e distribui por cada membro uma folha de papel e um lápis. Cada membro do grupo tem um número que o representa. Na folha que lhes foi entregue coloca-se uma sequência progressiva de números, tantos quanto o número de pessoas envolvidas no jogo.
Os participantes, no espaço da folha a seguir ao número representativo de cada pessoa, escrevem uma apreciação sintética, ou um adjectivo, ou uma característica que diga respeito ao membro que possui tal número, não esquecendo de escrever também o próprio número. O animador recolha as folhas – que devem ser anónimas – e lê em voz alta tudo o que foi escrito pelo grupo a respeito de um determinado membro identificado pelo número que lhe foi dado antes. Deste modo, obtém-se um conjunto de características da personalidade de cada um dos componentes do grupo, tal como aparecem aos olhos dos outros.

Tu, que animal és?

Objectivo: Compreender a relação entre o modo como os outros nos vêem e o modo como nos
percepcionamos a nós próprios
Fase do grupo: Intermédia
Idades: A partir dos 10 anos
Dimensão do grupo: Entre 5 e 20 participantes
Duração: Uma hora ou mais conforme o número de participantes
Local: Sala de aula
Material: Lápis e folhas de papel
Desenvolvimento: Aconselha-se este jogo a pessoas que já se conhecem.
O animador, nas folhas de papel – tantas quantas os participantes – escreve o nome de cada um e distribui-as por todos, de modo que cada um fique com uma folha de outro colega. O animador pede ao grupo que desenhe um animal que tenha as características psicológicas e comportamentais da pessoa cujo nome se encontra na folha que lhe foi entregue. O produto final fica anónimo. Recolhidos os desenhos, o animador fá-los circular, uma a um, por entre os membros do grupo. Numa folha grande escrevem-se todas as observações relativas ao desenho e as características do animal-pessoa. Acabada esta fase, o animador distribui a todos uma folha em branco e, desta vez, convida cada membro a desenhar o animal que melhor representa o modo como se percepciona a si próprio. No final, cada participante tem à sua frente dois desenhos de animais: o seu e o do seu colega. O animador lê em voz alta os atributos escritos na folha grande, e sugeridos pelo grupo, relativos ao animal que cada um escolheu. No final abre-se a discussão e cada um pode avaliar se o animal escolhido pelo colega corresponde e é apropriado à percepção que tem de si próprio. Vice-versa, o grupo avalia se o animal escolhido por cada membro, para se representar a si próprio, é correspondente e
apropriado. Deste modo, cruzam-se as percepções, as próprias e as do grupo. O resultado deveria ser um incremento no auto-conhecimento modulado pelas próprias percepções e pelas percepções do grupo.


Fonte: Docente Ana Catarina Mourão Alves Ribeiro, Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo do Campus Académico de Vila Nova de Gaia.