Glossário

Animação: "(...) conjunto de práticas sociais que visam estimular a iniciativa e a participação das populações no seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-politica em que estão integradas."
(UNESCO)


Atitude: Uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira face a uma situação ou pessoa.
(Psicologia 12º ano, 1995 Porto Editora)


Educação: No sentido amplo do termo, identifica-se com a socialização, como processo de transmissão de valores, normas, crenças e comportamentos. Mas sustem-se geralmente que a educação é só uma parte do processo de socialização. Num sentido mais restrito, o termo educação designa todo acto ou acção intencional, sistemática e metódica que o educador realiza sobre o educando para favorecer o desenvolvimento das qualidades morais, intelectuais ou físicas que toda a pessoa possui em estado potencial.
(Livro:"O léxico do Animador", Ezequiel Ander-Egg)


Estilos de liderança:

Líder Autocrático – Apenas o líder fixa as normas, sem qualquer participação do grupo; O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. O líder é dominador e é “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada liderado .O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.


Líder Paternalista - protege o funcionário, para se sentir protegido, assim não ajuda no crescimento profissional; paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente.


Líder Democrático – O grupo participa na discussão do trabalho e na divisão das tarefas. As decisões são tomadas pelo colectivo, o líder apoia, sugere alternativas, mas não as impõe; A comunicação entre todos é
segura, sincera, e aberta. Dá feedback sobre o trabalho. O clima em geral é satisfatório.

Fonte:http://instintosociais.blogspot.com acedido em: 31-12-2011)


Grupo:
Um grupo é um conjunto de indivíduos, mais ou menos estruturado, que cooperam para atingir objectivos comuns, desenvolvendo actividades em conjunto marcadas por uma relativa estabilidade ao longo do tempo e em que interagem segundo determinados valores e normas.
(Álvaro, J. L. & Garrido, A. 2007)


Liderança: Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. Este sistema, deve criar um clima em que todos queiram contribuir para uma produção eficiente e eficaz, em que todos tenham interesse em aprender recursos técnicos e teóricos para resolver os problemas e efectuar melhorias no trabalho.
(http://instintosociais.blogspot.com acedido em: 30-12-2011) 
 

Psicodrama
: Técnica de improvisação dramática que visa desenvolver a espontaneidade dos sujeitos. Permite a expressão dos afectos, sendo muito usada como psicoterapia de conflitos interpessoais.


Técnica: Conjunto de processos baseados em conhecimentos científicos, e não empíricos, utilizados para obter certo resultado.
(Dicionário de Língua Portuguesa, Porto Editora, 5ªedição)