Teoria de Maslow

Abraham Maslow desenvolveu uma teoria na qual procura por pôr em evidência as potencialidades e capacidades humanas. Uma das áreas em que mais investiu a sua actividade foi o estudo das motivações humanas. Segundo este autor, as motivações organizam-se segundo uma hierarquia de necessidades representada numa pirâmide: na base estão as necessidades básicas de sobrevivência que asseguram a sobrevivência, e no topo a necessidade de auto-realização. Só se passaria para o nível superior da hierarquia se as necessidades do nível anterior estivessem satisfeitas.
Breve análise de cada um dos níveis da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow:

Necessidades fisiológicas

Estas necessidades estão na base da pirâmide, sendo vitais para o ser humano. A sua satisfação assegura a sobrevivência: a fome, a sede, o sono, o evitamento da dor são algumas das necessidades básicas ou homeostáticas, que visam a manutenção do equilíbrio interno do organismo. A satisfação destas necessidades domina o comportamento humano: por exemplo, só se sente necessidade de segurança se as necessidades fisiológicas estiverem saciadas. Daí que uma pessoa esfomeada arrisque a vida para comer.

Necessidades de segurança


Estando satisfeitas as necessidades fisiológicas, o indivíduo procura satisfazer a necessidade de se sentir protegido relativamente ao meio e dispor de um ambiente estável. É a necessidade de se sentir seguro relativamente a situações potencialmente perigosas. Assim, quando uma pessoa se sente em perigo sente medo, fica ansiosa, procurando protecção. Só se a necessidade se segurança estiver satisfeita é que a pessoa sente a necessidade de afiliação, o patamar seguinte da pirâmide.

Necessidades sociais


Este tipo de necessidade manifesta-se no desejo de o indivíduo estar com os outros e ser aceite pelos outros. É a necessidade de receber e dar afecto, confiança, amor. Esta necessidade reflecte-se na procura de fazer parte de grupos: família, amigos, trabalho.

Necessidades de estima

As necessidades de estima correspondem à necessidade de se sentir respeitado e estimado pelos outros. Segundo Maslow, a auto-estima dependeria em grande parte da satisfação desta necessidade. A necessidade de se sentir competente (desenvolver actividades com qualidade e ser, por isso, reconhecido) dependeria da satisfação das necessidades de estima.
A satisfação das necessidades de estima desenvolve sentimentos de autoconfiança; a sua frustração pode dar origem a sentimentos de inferioridade.

Necessidades de auto-realização

Segundo Maslow, a necessidade de auto-realização é a necessidade que cada um tem de realizar o seu potencial. Contudo, esta motivação só se atinge se as necessidades dos níveis anteriores estiverem satisfeitas.

As necessidades de auto-realização manifestar-se-iam pela necessidade de o indivíduo:

• Concretizar as suas potencialidades;
• De atingir a sua realização pessoal
• Conseguir obter êxito e sucesso;

Para Maslow, a motivação é motor da vida das pessoas que têm percursos diferentes à medida que as necessidades são satisfeitas.
Ainda que sujeita a criticas, esta teoria aponta para um conceito que dá ênfase ao esforço para atingir a auto-realização. Para além das condições objectivas dos contextos onde as pessoas estão integradas, o autor chama a atenção para o esforço de realização exigido: iniciativa, força de vontade, autonomia, criatividade, aceitação de si próprio e do outro, espírito aberto, capacidade de autocrítica, entre outras.




Fonte: Orientação Psicológica; Maslow, McGregor e Herzberg – Teorias Motivação