Grupos


1-      A vida dos grupos

- Grupo formal; (contexto de organização) Ex: trabalho, escola…
- Grupo informal; (inter-relações) Ex: família, amigos….


GRUPO
DEFENIÇÃO
DIMÂNICA DO GRUPO
EFEITOS SOBRE A TAREFA E DISFUNCIONAMENTO
1-      Pseudogrupo
- Grupo de pessoas que não se conhecem pessoalmente (não tem identidade)
- Não há estrutura nem organização, - não há referências de líderes
Esta primeira etapa trás algumas consequências negativas :

DESORGANIZAÇÃO                                                                          


Solução: tentativa de organização (debates, jogos…)
Não existe uma real adesão à tarefa (inibição da acção; absentismo)
2-      Simbiótico
-Conformidade dos elementos (todos são iguais)
Consenso e unanimidade de todos os elementos
Grupo pouco produtivo e pouco criativo, não entram em conflitos de interesses, ideias…
3-      Conflitual
- Necessidade de diferenciação que pode gerar conflitos entre os membros do grupo
Necessidade de estruturação e de organização interna
Má prestação na tarefa, pois existe um desgaste nos conflitos que pode não ajudar a que a tarefa se realize com êxito
4-      Maduro
- Grupo responsável, que tem as características necessárias para formar uma equipa
Consciencialização das tarefas
Espírito de equipa, centralização na tarefa


Etapas do desenvolvimento do grupo


2- Noção de equipa

a)Definição

Grupo em que as pessoas têm trocas directas, em que as tarefas e os papéis são divididos com assentimento de todos e cujos esforços colectivos tendem para um objectivo comum e claro para todos.

b)Características:

- A comunicação direta: não existe manipulação consciente e inconsciente, rede de comunicação informal; (exemplo: quando se faz pequenas equipas de trabalho, divide-se tarefas, contudo muitas das vezes esta divisão não é feita ao milímetro, podemos cooperar sempre com o outro que em qualquer momento não se sente á vontade, ou seja todo o trabalho em equipa é aberto.)

- A solidariedade: confiança reciproca, aceitação das diferenças e das críticas; não há julgamento e as críticas só devem ser construtivas. Relação empatia, confiança pelo outro.

-O empenho pessoal: interesses individuais postos ao serviço de uma finalidade coletiva; tentar reajustamento por exemplo de horários.

- A centralização na tarefa: cooperação. Perceção da


3- Fatores positivos e os travões à evolução de uma equipa: 


            Factores positivos: 

  •  A dimensão da equipa: 6 a 13; 
  •    Estabelecimento de um quadro: clarificação dos papéis, fixação dos objetivos, tomada de decisões;
  •   Um líder centrado no grupo: desenvolvimento de relações interpessoais; 
  •  Interesse da tarefa: saber fazer;
  •  Meios organizacionais: hierarquia equilibrada;

Travões à evolução favorável de uma equipa:

  • Grupo centrado no líder: dependência, falta de criatividade;
  • Grupo centrado no grupo: sistema fechado, ineficácia;
  •  Comunicação descendente (de cima para baixo - sentido dirigentes colaboradores): passividade;
  • Estrutura não é coerente (cada um para o seu lado): conflitos e ansiedade, instabilidade e insegurança.

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