1-
A vida dos grupos
- Grupo formal; (contexto
de organização) Ex: trabalho, escola…
- Grupo informal;
(inter-relações) Ex: família, amigos….
GRUPO
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DEFENIÇÃO
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DIMÂNICA
DO GRUPO
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EFEITOS
SOBRE A TAREFA E DISFUNCIONAMENTO
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1-
Pseudogrupo
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- Grupo de pessoas que não se conhecem pessoalmente
(não tem identidade)
- Não há estrutura nem organização, - não há referências
de líderes
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Esta
primeira etapa trás algumas consequências negativas :
DESORGANIZAÇÃO
Solução: tentativa de organização (debates, jogos…)
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Não existe uma real adesão à tarefa (inibição da
acção; absentismo)
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2-
Simbiótico
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-Conformidade dos elementos (todos são iguais)
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Consenso e unanimidade de todos os elementos
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Grupo pouco produtivo e pouco criativo, não entram
em conflitos de interesses, ideias…
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3-
Conflitual
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- Necessidade de diferenciação que pode gerar
conflitos entre os membros do grupo
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Necessidade de estruturação e de organização interna
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Má prestação na tarefa, pois existe um desgaste nos
conflitos que pode não ajudar a que a tarefa se realize com êxito
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4-
Maduro
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- Grupo responsável, que tem as características
necessárias para formar uma equipa
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Consciencialização das tarefas
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Espírito de equipa, centralização na tarefa
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Etapas do desenvolvimento do grupo
2- Noção de equipa
a)Definição:
Grupo em que as pessoas têm trocas directas, em que as tarefas e os papéis são
divididos com assentimento de todos e cujos esforços colectivos tendem para um
objectivo comum e claro para todos.
b)Características:
- A
comunicação direta: não existe manipulação consciente e inconsciente, rede de
comunicação informal; (exemplo: quando se faz pequenas equipas de trabalho,
divide-se tarefas, contudo muitas das vezes esta divisão não é feita ao
milímetro, podemos cooperar sempre com o outro que em qualquer momento não se
sente á vontade, ou seja todo o trabalho em equipa é aberto.)
- A
solidariedade: confiança reciproca, aceitação das diferenças e das críticas;
não há julgamento e as críticas só devem ser construtivas. Relação empatia,
confiança pelo outro.
-O empenho
pessoal: interesses individuais postos ao serviço de uma finalidade coletiva;
tentar reajustamento por exemplo de horários.
- A centralização
na tarefa: cooperação. Perceção da
3- Fatores positivos e os travões à evolução de uma
equipa:
Factores
positivos:
- A dimensão da equipa: 6 a 13;
- Estabelecimento de um quadro: clarificação dos papéis, fixação dos objetivos, tomada de decisões;
- Um líder centrado no grupo: desenvolvimento de relações interpessoais;
- Interesse da tarefa: saber fazer;
- Meios organizacionais: hierarquia equilibrada;
Travões à evolução
favorável de uma equipa:
- Grupo centrado no líder: dependência, falta de criatividade;
- Grupo centrado no grupo: sistema fechado, ineficácia;
- Comunicação descendente (de cima para baixo - sentido dirigentes colaboradores): passividade;
- Estrutura não é coerente (cada um para o seu lado): conflitos e ansiedade, instabilidade e insegurança.
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