Grupo


Um grupo é um conjunto de indivíduos, mais ou menos estruturado, que cooperam para atingir objectivos comuns, desenvolvendo actividades em conjunto marcadas por uma relativa estabilidade ao longo do tempo e em que interagem segundo determinados valores e normas (Álvaro, J. L. & Garrido, A. 2007).
Um indivíduo pode pertencer a diferentes grupos desempenhando diferentes papéis, tendo uma percepção de si próprio como parte de cada grupo, bem como o reconhecem como pertencentes ao mesmo, havendo assim uma interdependência, ou seja, o grupo é importante para que o “eu” se forme na interacção com os outros (Álvaro, J. L. & Garrido, A. 2007).

A dinâmica de grupo constitui um importante instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem, quando optamos por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos.

A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que os indivíduos envolvidos passem por um processo de ensino-aprendizagem na qual o trabalho colectivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, alterando-a. Isto porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído em grupo.

Logo, esse conhecimento deixa de ser individualizado e passa a ser de todos, colectivizado. Tem a qualidade de ser um saber que ocorre quando o indivíduo está envolvido integralmente (afectivamente e intelectualmente) numa actividade, onde é desafiado a analisar criticamente o grupo e a si mesmo, a elaborar colectivamente um saber e tentar aplicar os resultados obtidos.

É importante frisar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os participantes. Só assim todos se sentirão donos do saber alcançado.


Fonte: “Dinâmicas de Grupos na formação de lideranças”